5 erros que você deve evitar ao montar um orçamento de TI
Para as empresas que atuam no segmento de TI, o momento de realizar um orçamento é um dos mais importantes, mas pode se tornar um pesadelo no futuro se o cálculo não abranger todos os investimentos necessários.
Além de causar prejuízos financeiros, errar na hora de elaborar o orçamento de TI também impede que a empresa otimize os serviços e aprimore sua infraestrutura.
Para você não cometer nenhum equívoco na hora de montar o orçamento de TI, separamos os 5 erros mais comuns que você deve evitar quando for mapear custos, gastos e novos projetos! Vamos lá:
A importância do orçamento de TI
A TI é a área responsável por gerenciar sistemas e aprimorar processos dentro de uma empresa, garantindo maior eficácia para seus clientes e colaboradores. Diante disso, alinhar o planejamento de custos à execução das atividades torna-se fundamental para manter a estabilidade financeira do negócio.
O orçamento de TI é perfeito para esta tarefa e, além de permitir uma melhor visualização dos custos e gastos, ele também auxilia os gestores na tomada de decisão, antecipação de problemas e otimização de recursos.
Principais erros de orçamento de TI
Confira agora alguns exemplos do que NÃO fazer ao elaborar o orçamento de TI:
1 - Elaborar o orçamento sem planejamento
Implementar o orçamento por impulso, seguindo tendências ou modismos é um dos equívocos mais comuns e, além de atrapalhar a produtividade da equipe, pode gerar prejuízos financeiros.
Para elaborar o orçamento de TI a empresa deve considerar todas as possibilidades, avaliar qual é a mais adequada para somente depois executar. Nada de precipitação!
2 - Não pensar a longo prazo
Durante a elaboração do orçamento de TI, muitos gestores acabam ignorando algumas etapas indispensáveis, como considerar os projetos de inovação, migração para novos sistemas, fechamento de parcerias, entre outras ações.
Para montar o orçamento, é importante considerar as necessidades que a empresa pode ter também a médio e longo prazo. Logo, estimar o ciclo de vida das soluções é a melhor alternativa para não ser surpreendido!
3 - Manter uma infraestrutura inadequada
Outro erro recorrente durante a elaboração do orçamento de TI é ignorar a necessidade de atualização de sistemas e renovação de máquinas antigas.
Melhor do que ninguém, os profissionais de TI sabem que os computadores e softwares envelhecem rapidamente e que se não forem atualizados podem trazer sérias consequências para o funcionamento da empresa, além de deixá-la vulnerável a problemas que vão desde a perda de dados à invasão de hackers.
4 - Não investir em treinamentos para a equipe
Muitas empresas costumam deixar de lado no orçamento o gasto com treinamentos de colaboradores, mas bons resultados também dependem de investimento.
Lembre-se: uma empresa que possui uma equipe qualificada, que conhece as linguagens de programação e as diversas formas de lidar com a tecnologia tem mais chances para se destacar entre a concorrência.
5 - Achar que os custos acabam após montar o projeto
Outro erro frequente é pensar que calcular os gastos e planejar o orçamento pensando no dia de início até o último dia de execução do projeto é suficiente.
Pelo contrário, não considerar o investimento para eventuais treinamentos, manutenções e imprevistos é outro grande equívoco que pode ocasionar um estouro de orçamento não previsto.
Agora que você chegou até aqui e já entendeu quais são os erros mais comuns durante a elaboração do orçamento de TI, vamos te dar uma última dica: decidir economizar agora pode custar muito mais caro lá na frente. Por isso, ao montar o orçamento de TI reflita sobre as consequências que as suas ações podem ter no futuro e se questione: essa é a melhor decisão a ser tomada?
Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades da área da tecnologia!
Tags
Faça uma busca
Notícias Recentes (223)
Como o Easy Builder Transformou a Gestão de Negócios: Um Depoimento de Sucesso Por que a Easy Communication and Technology integra o Melhor Envio e o Pagar.Me aos seus Marketplaces na plataforma Easy Builder Integrando Sistemas Existentes às Novas Tecnologias: O Papel Vital do Easy Builder Como Criar um Marketplace de Sucesso do Zero Desbravando o Universo dos Marketplaces: O que é e por que criar um Marketplace? Construção Passo a Passo de um Formulário de Registro de Clientes com Easy Builder A Revolução da Easy Communication and Technology com o Easy Builder: Criando Formulários e Prototipando Projetos com o HINT Exibindo Dados Inseridos: Explorando o Easy Builder Tutorial Passo a Passo: Salvando Dados em Páginas Personalizadas com o Easy Builder Ver Todos (223)Curtir e Compartilhar
Tags
Fale Conosco
Entre em contato para solicitar um orçamento.