5 passos para criar um aplicativo sem saber programar
Por dia, gastamos horas e horas mexendo no celular, navegando em aplicativos e redes sociais. Com isso a vista, empresas apostam cada vez mais em apps próprios para atrair novos clientes. Mas, para quem não entende nada de programação, desenvolver um aplicativo parece tarefa impossível, não é mesmo? Não! Criar um aplicativo é mais simples do que você pensa!
Com a ajuda da tecnologia, é possível utilizar softwares que auxiliam na criação de um app, de maneira fácil, rápida e que gera bons resultados. Quer entender mais sobre isso? Confira a lista que separamos com 5 passos para criar um aplicativo sem saber muito sobre programação:
Como criar um aplicativo sem saber programar?
Passo 1: tema
Antes de criar o aplicativo, a primeira coisa que você precisa ter certeza é do segmento de atuação da sua empresa: você trabalha com beleza, moda, esportes, tecnologia, alimentação? Com isso bem definido, fica mais fácil escolher o design e as funcionalidades do app.
Outro ponto que merece atenção é o público-alvo e a concorrência. Para quem o seu aplicativo será projetado? Quais são as expectativas do usuário? Como o seu app pode ser diferente do utilizado pelo concorrente? Tenha em mente que o seu aplicativo será criado para suprir as necessidades do seu cliente, por isso pensar nessas questões é fundamental.
Passo 2: funcionalidades
Depois de entender as expectativas e necessidades do cliente, é hora de pensar nas funcionalidades do aplicativo!
Se você quer criar um app de e-commerce, por exemplo, será preciso cadastrar clientes, gerenciar produtos, ajustar preços, acompanhar o rating, entre outras coisas.
Já para o cliente, as funções indispensáveis são: carrinho de compras, cálculo do frete, fechamento da compra, método de pagamento e rastreamento do produto.
Passo 3: design
Este é momento para você deixar a sua criatividade te guiar, mas lembre-se: o aplicativo não deve ser só bonito, ele também precisa ser funcional.
Para desenvolver o design, se coloque no lugar do usuário: o que você gostaria que tivesse no aplicativo? Como deveria ser o menu? E os botões? Qual ícone chamaria mais a sua atenção? Você também pode pensar nos detalhes de interatividade, animação, movimento de tela, entre outras coisas.
Uma boa alternativa para desenvolver o layout do app é criar um esboço no papel, assim você consegue visualizar com facilidade onde ficará cada menu, as funções e até as cores do aplicativo.
Passo 4: desenvolvimento
Agora, é hora de colocar a sua ideia em prática! Para o desenvolvimento do aplicativo existem três opções:
Faça você mesmo: essa opção requer tempo e conhecimento em linguagens de programação, por isso, se você não tiver as habilidades necessárias, o ideal é investir em outras alternativas.
Contrate um desenvolvedor: existem boas empresas de desenvolvimento no mercado que criam aplicativos. No entanto, dependendo do caso, o custo do serviço pode ficar acima do orçamento, já que essa é a opção mais cara entre as demais.
Use um criador de aplicativo: muito parecido com construtores como o WordPress, um criador de aplicativos possibilita que pessoas sem conhecimentos de códigos e programação consigam criar um app. Essa é a melhor opção para quem precisa economizar tempo e dinheiro!
Aqui na Easy, por exemplo, nossos clientes contam com a praticidade do Easy Builder, um software online de código ferramenta de desenvolvimento. Com ele é possível criar o aplicativo do jeito que você quiser, sem precisar de um computador ou habilidades de programação. Além disso, o Easy Builder oferece outras funcionalidades, como o Kanban, visibilidade e requisitos de campos, alerta e rotinas, relatórios, painel de controle, MVP, calendário e muito mais!
Passo 5: testes
Você que não lançar o seu aplicativo cheio de erros, não é mesmo? Para que isso não aconteça, é importante realizar testes de códigos e fluxo do aplicativo. Teste a velocidade do app, investigue se as funções estão funcionando corretamente e veja se ele não está apresentando nenhuma falha.
Além de se certificar de que tudo está operando bem, você também pode pedir para pessoas externas testarem o app, afinal, receber feedbacks do usuário é uma grande oportunidade para deixar o seu aplicativo ainda melhor!
E agora, como lançar o aplicativo?
Depois que você pensou no conceito, design e desenvolveu o aplicativo, é hora de lançá-lo! Para isso, você precisa se informar sobre as exigências específicas para publicar seu app na Apple Store, Google Play e outras lojas de aplicativos.
Precisa de ajuda para criar o aplicativo da sua empresa? Entre em contato com a gente: https://www.easycomtec.com/PT#contact
Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais!
Tags
Faça uma busca
Notícias Recentes (223)
Como o Easy Builder Transformou a Gestão de Negócios: Um Depoimento de Sucesso Por que a Easy Communication and Technology integra o Melhor Envio e o Pagar.Me aos seus Marketplaces na plataforma Easy Builder Integrando Sistemas Existentes às Novas Tecnologias: O Papel Vital do Easy Builder Como Criar um Marketplace de Sucesso do Zero Desbravando o Universo dos Marketplaces: O que é e por que criar um Marketplace? Construção Passo a Passo de um Formulário de Registro de Clientes com Easy Builder A Revolução da Easy Communication and Technology com o Easy Builder: Criando Formulários e Prototipando Projetos com o HINT Exibindo Dados Inseridos: Explorando o Easy Builder Tutorial Passo a Passo: Salvando Dados em Páginas Personalizadas com o Easy Builder Ver Todos (223)Curtir e Compartilhar
Tags
Fale Conosco
Entre em contato para solicitar um orçamento.