A transformação digital no Brasil é uma realidade?

A transformação digital no Brasil é uma realidade?
Por  Admin  |   14 Jan 2021

A transformação digital acontece quando uma empresa adapta seu modelo de negócio e implementa e explora as novas tecnologias do mercado. Para assim, se adequar aos novos interesses dos consumidores, desburocratizar processos e aumentar sua segurança, por exemplo. Mas será que esse processo é uma realidade no Brasil? A seguir, descubra qual é o cenário atual da busca por inovação nas empresas brasileiras e por que ela é tão importante. Confira: 

Qual é a importância da transformação digital?

O mercado está em constante evolução, então para se manter competitivo é necessário estar por dentro das mudanças e se adaptar sempre que possível. A transformação digital é um meio de fazer isso, pois traz benefícios inegáveis para as empresas. Como exemplo, podemos mencionar:

  • Redução de custos: A tecnologia pode tornar diversos processos muito mais práticos e automatizados, diminuindo os gastos. 

  • Aumento da segurança: A transformação digital consegue aumentar a segurança da sua empresa, pois por meio de softwares é possível manter o seu site ou loja virtual seguros, livres de fraudes e de invasões. 

  • Otimizar processos: O desenvolvimento tecnológico permite a organização e otimização de processos e assim ajuda a reduzir gargalos durante a produção, venda e estoque.

  • Comunicação direta com o cliente: A transformação digital revolucionou o modo com que a comunicação era feita com clientes, pois agora o canal de diálogo é aberto para os dois lados por 24h. Por isso, investir em comunicação faz toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar a clientela. 

  • Transformação de vendas: Fazer negócio por meio do digital é crucial para manter a sua empresa relevante, pois diariamente surgem novos e-commerces que oferecem o mesmo serviço que uma loja física, mas com preço reduzido e atendimento 24 horas. Um exemplo dessa necessidade, foi a crise ocasionada pela pandemia de COVID-19. 

A transformação digital no Brasil

O Brasil é o terceiro país mais conectado do mundo. Segundo pesquisa da Brazil Lab, passamos em média 9h14m por dia navegando, mas todas essas horas não significam que somos um país digitalmente desenvolvido. Uma vez que, e acordo com o mesmo estudo, apenas 60% da população brasileira tem acesso à internet. E como isso afeta as empresas? 

Bem, como grande parte do Brasil não é conectada, a educação sobre a relevância de empresas estarem presentes no meio digital é deixada de lado. No ramo da tecnologia, por exemplo, uma pesquisa feita pela empresa brasileira de tecnologia Softex, revelou que entre 101 empresas entrevistadas, apenas 4,6% consideram a inovação tecnológica como algo importante. Outro dado preocupante, é que 73,2% dos participantes revelaram que não possuem relações com empresas de bases tecnológicas.   

Apesar dessas informações, em algumas áreas, a transformação digital pode ser considerada uma realidade no Brasil. Principalmente nas empresas com foco em TI e em comunicação. No entanto, todas as áreas, sem exceções, precisam se adequar à nova era que estamos vivendo, ou se não vão ficar para trás e fechar as portas - como a crise da pandemia de COVID-19 bem nos mostrou.

O que esperar do futuro?

O estudo Tendências para transformar sua empresa em 2020, realizado pela CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital, em parceria com a Opinion Box, revelou que as maiores tendências digitais em 2020 eram a cloud computing, a IoT, a inteligência artificial e o desenvolvimento de assistentes virtuais. 

Porém, essa pesquisa não conseguiu prever que a pandemia do novo coronavírus obrigaria a maioria das organizações a fechar suas portas e se adaptar ao mundo on-line. Pela primeira vez na história, que empresas de todos os portes setores de atividade e localidades precisaram criar, repentinamente, novos canais de vendas e relacionamento com seus clientes baseados em meios digitais. 

Para se ter uma noção, conforme os dados da KANTAR/IBOPE, ao final de 2018, apenas 3% do total das transações comerciais aconteciam por meio digital. Enquanto no primeiro mês de isolamento social (abril de 2020) o número subiu para 34%.

 

Você ainda tem dúvidas sobre a importância e a relevância de investir na transformação digital? Fale com a gente!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!