Mapeamento de processos: Como e por que adotá-lo na sua empresa?
Ao pensar em mapeamento de processos, vale lembrar dos famosos mapas do tesouro, muito presentes em fábulas e contos. Pois, assim como os mapas das histórias, no mundo dos negócios, essa estratégia indica um caminho a ser trilhado e permite grandes aprendizados, uma vez que pode reduzir gargalos e aumentar a eficiência da organização. Mas, afinal, o que é e como fazer um mapeamento de processos?
O que é mapeamento de processos?
Trata-se de uma prática de governança empresarial com o objetivo de levantar, analisar e diagramar todas as etapas de determinada atividade, incluindo seus profissionais e as ferramentas envolvidas no processo de trabalho.
De acordo com a plataforma Lucidchart, existem vários tipos de mapas de processos, como o Mapa de Processo de Atividade; Mapa de Processo Detalhado; Mapa de Documentos; Mapa de Processo de Alto Nível; e outros mais.
Essa prática pode ser aplicada em diversos segmentos e modelos de negócios. Em geral, consolida pontos-chave para o funcionamento de uma empresa. E quanto maior for a clareza e a consciência sobre os processos, maior é a possibilidade de aprimorar as etapas e abrir espaço para a inovação.
Qual é o objetivo do mapeamento de processos
O mapeamento de processos está diretamente ligado à eficiência das empresas. Dessa forma, um dos grandes benefícios é a redução de desperdícios e tempos ociosos, pois o levantamento agiliza os processos de trabalho e comunicação. Outra grande vantagem tem relação com a possibilidade de traduzir em fluxos e gráficos os modelos complexos de trabalho. Entenda como aplicar essa técnica em sua empresa:
Como mapear processos de uma empresa
A técnica para mapear processos é, como o nome já indica, processual. Ao iniciá-la, é importante respeitar o fluxo de trabalho da empresa e seguir etapa por etapa. Confira cada uma delas:
Identifique o problema
O primeiro passo para o mapeamento de processos é fazer um diagnóstico de cada atividade, funcionário e equipamento da empresa. Assim, será possível distinguir todos os componentes e as sequências dos processos internos e identificar gargalos, déficits e atividades que requerem melhorias. Para isso, você pode convidar um profissional de cada área ou disparar uma pesquisa interna.
Determine seus objetivos
Com as melhorias que precisam ser feitas identificadas, é hora de definir o que é prioridade e o que pode esperar mais um pouco. Ou seja, você vai definir qual é o seu objetivo geral e quais são os específicos. A partir disso, será possível engajar a equipe com base nas mesmas percepções e evitar a dispersão ou a perda de foco.
Delimite funções e organize tarefas
Com os objetivos em mente, mapeie onde inicia e onde termina cada tarefa e demanda. Documente todas as saídas, entradas e as funções dos envolvidos em cada etapa do trabalho. A partir disso, delegue novas funções e tarefas e faça as mudanças necessárias para distribuir melhor os recursos e custos.
Finalize a estratégia e teste
Ao finalizar o mapeamento, revise cada uma das etapas e valide com as partes interessadas e envolvidas. Com a equipe reunida, faça alguns questionamentos:
-
Esta é a melhor versão possível do processo?
-
Alguma etapa foi esquecida?
-
Há etapas duplicadas ou que devem ser modificadas?
-
Como podemos deixar o processo ainda melhor?
-
Peça sugestões das pessoas que trabalham nas tarefas diariamente.
Após fechar esta etapa, é hora de colocar o mapeamento de processos em atividade. Afinal, nada melhor do que a prática para validar o seu levantamento. No mercado, existem consultorias de tecnologia especializadas nessa área. Então, se você ficou com qualquer dúvida, fale com a gente!
Tags
Faça uma busca
Notícias Recentes (223)
Como o Easy Builder Transformou a Gestão de Negócios: Um Depoimento de Sucesso Por que a Easy Communication and Technology integra o Melhor Envio e o Pagar.Me aos seus Marketplaces na plataforma Easy Builder Integrando Sistemas Existentes às Novas Tecnologias: O Papel Vital do Easy Builder Como Criar um Marketplace de Sucesso do Zero Desbravando o Universo dos Marketplaces: O que é e por que criar um Marketplace? Construção Passo a Passo de um Formulário de Registro de Clientes com Easy Builder A Revolução da Easy Communication and Technology com o Easy Builder: Criando Formulários e Prototipando Projetos com o HINT Exibindo Dados Inseridos: Explorando o Easy Builder Tutorial Passo a Passo: Salvando Dados em Páginas Personalizadas com o Easy Builder Ver Todos (223)Curtir e Compartilhar
Tags
Fale Conosco
Entre em contato para solicitar um orçamento.