Trabalho Remoto - Tendência pro futuro

É relevante observar atualmente o surgimento de várias vagas com a possibilidade de se trabalhar remoto, o conhecido, home office, se percebe, inclusive, que esse tipo de trabalho é uma grande tendência para o futuro, quando se pensa em qualidade de tempo e produtividade aliada a satisfação do funcionário. O trabalho remoto cresceu 80% de 2005 para 2012. A grande parte desses trabalhos hoje são da área de tecnologia de informação, seja como desenvolvedor, designer, marketing digital, entre outros. Outra área que adota muito esse tipo de trabalho é o de telecomunicações.
É bom frisar: home office não tem nada a ver com passar o dia de pijama em frente ao notebook, com a televisão ligada e a atenção dispersa. Reservar e organizar um espaço próprio para o trabalho em casa é essencial. Deve-se ser disciplinado, ter horários e cumpri-los.
Um dos grandes motivos para que muitas empresas inserirem essa forma de trabalho na sua empresa é o trânsito nas grandes cidades e também a falta de qualidade de vida. A evolução da mobilidade digital definitivamente não foi acompanhada pela mobilidade urbana. Segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas, o tempo médio gasto no percurso (só de ida) até o trabalho pode alcançar 46 minutos em São Paulo e 52 minutos no Rio de Janeiro. A duração da viagem aumenta em uma relação inversa à renda do trabalhador – e é esticada em mais seis minutos e meio a cada 10 mil novos carros que chegam às ruas. Tudo isso significa tempo e dinheiro que escorrem pelo ralo, com impactos na saúde e no meio ambiente. Nada mais natural, portanto, do que driblar a necessidade de deslocamentos com ajuda da tecnologia, adotando arranjos flexíveis que dispensem a presença física em tempo integral do funcionário no escritório.
Outro ponto importante a ressaltar é notado na melhora da performance dos funcionários que tem a opção de trabalho remoto, pois normalmente em um ambiente de trabalho, os funcionários acabam tendo distrações, diminuindo a concentração e nem sempre atingindo a produtividade esperada. De acordo com um estudo patrocinado pela Dell e batizado de Global Envolving Workforce 54% dos brasileiros se consideram mais produtivos ao trabalhar em casa. Além disso, Uma oferta melhor não significa necessariamente um salário mais alto, 64% dos trabalhadores disseram que iriam sacrificar o salário para trabalhar em casa.
Essa pesquisa abordou 4.764 funcionários de pequenas, médias e grandes empresas em 12 países (África do Sul, Alemanha, Brasil, China, França, Emirados Árabes, EUA, Índia, Japão, Reino Unido, Rússia e Turquia). Em relação ao Brasil, o estudo mostra que 56% dos profissionais são liberados para fazer home office; desse contingente, 69% trabalham em casa por até 25% das horas semanais. Entre os benefícios relacionados à prática, 49% disseram sentir menos estresse, 45% dirigem menos, 33% dormem mais e 52% têm mais tempo para a família.
Sendo assim, as empresas e os funcionários só tem a ganhar com esse novo modelo de trabalho.
Tags
Faça uma busca
Notícias Recentes (225)
Ainda preso em planilhas? Dá para fazer melhor! Por que sua startup precisa de um MVP antes de investir alto? Como o Easy Builder Transformou a Gestão de Negócios: Um Depoimento de Sucesso Por que a Easy Communication and Technology integra o Melhor Envio e o Pagar.Me aos seus Marketplaces na plataforma Easy Builder Integrando Sistemas Existentes às Novas Tecnologias: O Papel Vital do Easy Builder Como Criar um Marketplace de Sucesso do Zero Desbravando o Universo dos Marketplaces: O que é e por que criar um Marketplace? Construção Passo a Passo de um Formulário de Registro de Clientes com Easy Builder A Revolução da Easy Communication and Technology com o Easy Builder: Criando Formulários e Prototipando Projetos com o HINT Ver Todos (225)Curtir e Compartilhar
Tags
Fale Conosco
Entre em contato para solicitar um orçamento.