Planos e metas: Dicas para começar 2021 com o pé direito

Planos e metas: Dicas para começar 2021 com o pé direito
Por  Admin  |   04 Jan 2021

O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para refletir sobre o que passou e planejar o que está por vir. Porém, em um mundo em que tudo acontece ao mesmo tempo e muda rapidamente, ter momentos de autoconhecimento e planejamento pessoal acaba sendo bastante raro. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a começar 2021 com o pé direito. Confira:

Termine as tarefas de 2020

Nada de “depois eu faço”! O começo de um novo ano é uma oportunidade para arquivar e organizar todas as tarefas do ano que acabou. Então, coloque a mão na massa e resolva todas as pendências de 2020. Aproveite, também, para refletir sobre tudo o que aconteceu no ano passado e pensar no que você quer levar com você e o que quer deixar para trás. 

Comemore suas conquistas

É bastante comum prestarmos mais atenção no lado negativo das coisas, no entanto, é importante saber identificar e comemorar todas as nossas vitórias. Pois, além de atrair boas energias, também podemos encontrar mais motivação e inspiração para seguir o nosso caminho. Então, em 2021 comece a celebrar e agradecer por cada conquista, mesmo que ela seja pequena. 

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT, ou FOFA, é uma estratégia para avaliar cenários e tirar projetos do papel. Com ela, você conseguirá perceber quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (internas e externas). Logo, após terminar a análise, desenvolva planos para potencializar o que é forte, controlar o que é fraco, aproveitar as oportunidades e reduzir qualquer ameaça. 

Defina metas e objetivos

Com as reflexões sobre 2020 prontas, é hora de planejar as suas metas e objetivos para 2021. Você provavelmente já tem planos de longo e médio prazo, então é preciso adaptar as suas novas metas para que elas conversem com seu objetivo final. 

Coloque os planos em prática e poupe tempo

Com todas as metas bem definidas, pense em cada estratégia que você precisa colocar em prática para chegar onde quer. Mas cuidado, idealize sempre coisas tangíveis, que você pode realizar. Além disso, para economizar tempo,  você também pode pesquisar ferramentas para agilizar os seus planos, tais como: ferramentas de kanban, tabelas, programas e softwares.

Busque coisas para te inspirar

A maioria das pessoas tem uma lista de personalidades que considera bem-sucedidas. Você, provavelmente, é uma delas. Então, pegue um papel e escreva o que você mais admira em cada uma e, depois disso, tente absorver as qualidades que destacou e aprenda a usá-las a seu favor. 

Desenvolva novas habilidades 

Às vezes, por falta de tempo ou por cair na rotina, acabamos entrando em uma zona de conforto e usando apenas as habilidades que já dominamos. Porém, a nossa mente precisa de novos desafios para se manter saudável. Por isso, que tal começar uma atividade completamente nova em 2021? Podem ser cursos que não têm nada a ver com sua área, uma nova atividade esportiva ou até mesmo um jogo virtual. O importante é se desafiar!

Olhe para dentro de si

Momentos de autorreflexão são sempre bem vindos, e no começo do ano não é diferente. Comece a olhar para dentro de si, refletir sobre suas ações, seus medos, suas inseguranças e suas dúvidas. Além disso, aproveite esse tempo para se perdoar e planejar ações de autocuidado, pois, sem uma mente saudável, nenhum dos seus planos vai dar certo. 

Compartilhe para somar 

Um ditado popular nos ensina que não devemos compartilhar nossos planos, mas sim mostrar os resultados. Porém, na realidade, quanto mais compartilharmos conhecimentos, melhor. O LinkedIn e grupos específicos nas redes sociais são exemplos disso: nelas, encontramos profissionais que compartilham ideias e produzem artigos bem interessantes sobre diversas áreas. Então aproveite para aprender, ensinar e ampliar o seu network.

Leia bons livros 

O hábito de ler permite a expansão de si mesmo, estimula a criatividade, melhora a capacidade de aprender e proporciona a evolução pessoal e profissional do leitor. Por isso, crie metas de leitura para 2021 e se desenvolva cada vez mais. 

Escolha a sua palavra do ano

Pense nas coisas que você mais deseja para este novo ano e tente encontrar uma palavra que resuma tudo isso. Por exemplo: se as suas metas têm a ver com o crescimento da carreira, ampliar a proximidade com a família ou um aumento de renda, a sua palavra pode ser “expansão”. Ela vai te ajudar a lembrar de todos os seus planos e te manter focado. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais.

Até breve!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!