Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
No universo do marketing digital, a discussão sobre os conceitos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço.
Por serem termos relativamente novos no cenário brasileiro, muita gente faz confusão: uns pensam que eles são diferentes, já outros acreditam que são a mesma coisa só que com nomes que se diferem. Mas afinal, eles se opõem ou podem ser utilizados como sinônimos?
Nem um, nem outro. O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo se complementam! Quer saber como? Continue lendo este post e entenda mais sobre cada uma das estratégias.
O que é Inbound Marketing
Em tradução literal, o Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Atração. A ideia norteadora dessa estratégia é pensar que, ao invés de a empresa ir atrás do cliente, ele a encontre na web, seja por mecanismos de busca, site, redes sociais, etc.
Com o Inbound, a pessoa acha a empresa, mas não necessariamente para comprar. A venda não é empurrada, ela acontece de forma natural quando o usuário conhece a marca e descobre a solução de seus problemas.
Diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing amplia as possibilidades de relacionamento, pois ele é estruturado a partir de um funil de vendas que segue esta ordem: visitantes ➥ leads ➥ oportunidades ➥ clientes.
Existem diversos mecanismos que contemplam o Inbound Marketing, os mais conhecidos são: SEO, automação de marketing, geração de leads, redes sociais e Marketing de Conteúdo. Você deve estar se perguntando: “como assim?” É isso mesmo, o Marketing de Conteúdo é parte do Inbound Marketing. Você vai entender isso melhor daqui a pouco!
O que é Marketing de Conteúdo
Indo direto ao ponto, o Marketing de Conteúdo é formado por todo o material produzido com o objetivo de atrair, educar, entreter e informar possíveis clientes. Então, ele é um dos principais combustíveis do Inbound.
O Marketing de Conteúdo busca atrair clientes a partir da criação de conteúdos relevantes, como textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais, etc. Ele não promove a marca diretamente como uma propaganda, mas agrega valor ao público-alvo ao oferecer soluções para seus problemas.
Afinal, qual é a diferença entre os dois?
Em resumo, é possível entender o Inbound Marketing como uma estratégia de conversão e vendas. Ao mesmo tempo que o Marketing de conteúdo é um mecanismo de atração e relacionamento com possíveis clientes.
É aí que está a diferença: O Marketing de Conteúdo pode ser considerado uma fatia do Inbound Marketing, que tem o objetivo de atrair, educar e chamar a atenção dos leads, enquanto as outras partes da estratégia focam em ações de conversão.
Você sabia que o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo formam uma parceria perfeita na hora de colocar em práticas campanhas de marketing digital? Saiba mais aqui.
Tags
Faça uma busca
Notícias Recentes (223)
Como o Easy Builder Transformou a Gestão de Negócios: Um Depoimento de Sucesso Por que a Easy Communication and Technology integra o Melhor Envio e o Pagar.Me aos seus Marketplaces na plataforma Easy Builder Integrando Sistemas Existentes às Novas Tecnologias: O Papel Vital do Easy Builder Como Criar um Marketplace de Sucesso do Zero Desbravando o Universo dos Marketplaces: O que é e por que criar um Marketplace? Construção Passo a Passo de um Formulário de Registro de Clientes com Easy Builder A Revolução da Easy Communication and Technology com o Easy Builder: Criando Formulários e Prototipando Projetos com o HINT Exibindo Dados Inseridos: Explorando o Easy Builder Tutorial Passo a Passo: Salvando Dados em Páginas Personalizadas com o Easy Builder Ver Todos (223)Curtir e Compartilhar
Tags
Fale Conosco
Entre em contato para solicitar um orçamento.